Resenha: Ovelha, memórias de um pastor gay, Gustavo Magnani

18 agosto 2015

Resenha de LivroOi amores meus, tudo bem?
Vamos de resenha hoje?
Vocês sabem que quando leio um livro absurdamente bom, eu fico perdida em meus pensamentos e não sei o que falar dele., fico enrolando por um tempo, porque eu quero escrever uma resenha decente para vocês e parece não sair.
Ovelha – Memórias de um Pasto Gay, foi assim.
Confesso que quando soliciteio esse livro da Geração Editoral, eu sabia que o livro tinha tudo para ser interessante.Já que a Editora publica livros muito inteligentes. Meu receio veio porque Gustavo é blogueiro, e não tinha ideia do que iria ler e acabei me surpreendendo.
ovelha01
Ovelha Memórias de um Pastor Gay Gustavo MagnaniEste livro, estreia impressionante de um jovem e talentoso escritor, é o relato pecaminoso de um decadente. A história de um homem religioso e carismático, temente a Deus, mas amante insaciável de sua própria carne exótica, a carne de outros homens.Um pastor gay, casado com uma ex-prostituta, filho de uma fanática religiosa. Neurótico e depravado. E agora condenado.Internado no hospital, debilitado e com um segredo de uma tonelada nas costas, este personagem atormentado decide libertar-se de seus demônios e relatar seu drama.Num relato cru e sem censura, ele literalmente vomita seus trinta anos de calvário e charlatanice na cara da congregação (e de qualquer um que se interesse por um bom inferno). Sexo, paranoia, corrupção e destruição são os ingredientes tóxicos dessa obra provocante, polêmica e inovadora.
Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581303253
Ano: 2015
Páginas: 232
ovelha04
Ovelha – Memórias de um Pastor Gay, é um livro intrigante, de fato. A capa lembra até a capa de um livro mais sério, diria a bíblia, a diagramação dele simples.
O que chama atenção é o livro ser divido em quatro partes, exatamente cada capítulo como se fosse um título de diário.Todos muito curtos e com títulos inteligentes que dizem respeito ao nosso protagonista.


O livro retrata de uma forma muito crua a vida de um jovem que tem vergonha de ser gay. Nascido em uma família evangélica e extremamente religiosa, ele acredita que ser gay é uma doença. E de alguma forma ele precisa curar. Tapando o sol com a peneira e colocando todos seus problemas para de baixo do tapete, ele faz de conta que sua vida é comum na frente dos outros. Mas na verdade ele mesmo sabe que não é assim e em duras penas o leitor vai descobrindo toda a vida do Pastor.
ovelha03É um livro polêmico de fato. Mexer com religião sempre causa incomodo, verdade. Mas escrever um livro mostrando o lado problemático de um pastor e gay é uma coisa bem diferente.
É difícil descrever em poucas palavras o que ele nos apresenta no livro. São vários detalhes interessantes, desde a infância, a religião feroz dentro de casa, o lado doentio da religião, a relação com a mãe fanática e o medo de ser quem é são pontos fortes do livro.
Você já parou para pensar quantas pessoas a sua volta podem ter uma cabeça conturbada, cheia de medos, angustias e você não faz ideia disso?
Acredito que autor soube explorar muito bem essa parte.
Muito me chamou atenção, como Gustavo explorou o homossexualismo como doença. Estamos em um Mundo “moderno”, onde infelizmente muitas pessoas ainda acreditem que ser gay é uma doença e que casar sara. Um ponto evidente na vida do Pastor, ele precisava ter uma vida normal na frente dos outros, mas as mentiras, a vida que ele levava secretamente o levaram ao fundo de uma cama, tentando a necessidade então, de colocar para fora todos os sentimentos acumulados dentro de si.
ovelha05Os personagens do livro, todos muito fortes, desde os caras com que se relacionava, até sua esposa, todos tem uma importância suma na vida do protagonista e são fortes e fazem o leitor pensar.
Mas tem um personagem que tem grande destaque no livro a religião do Pastor, a igreja. O peso que isso tem e a homossexualidade dele andam lado a lado, trazendo para leitor certa angústia.
O livro tem muitas palavras de baixo calão. Mas amiguinhos, acreditem, apesar de eu não gostar de livros assim, o conteúdo do livro e a história que Gustavo nos apresenta é tão interessante que fazem tais palavras serem de plano de fundo.
Um livro interessante, bem escrito, construído e que mostra para o leitor que nem sempre as coisas são o que parecem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

3 comentários :

  1. Oi Lana,
    não estava muito curiosa pelo livro. na verdade não achava que ele seria tão bom... ;x
    parece ser muito interessante, e é um assunto que muita gente ainda mostra ter preconceito né
    apesar de não ser o tipo de livro que eu costumo ler, fiquei curiosa, mas não sei se compraria :S

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana,
    Achei a proposta do livro interessante e diferente de tudo que eu já li, mas no momento não tenho interesse de lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. NOSSA EU COM CERTEZA PRECISO LER ESSE LIVRO! Parece ser incrível! Nunca vi nada parecido, e parecem aqueles livros que viram seus favoritos pra vida.

    www.arrasandodeallstar.blogspot.com

    ResponderExcluir