Resenha: Cilada, Harlan Coben

04 novembro 2013


Ps: Opinião da Laís.
Cilada_02

Cilada - Ninguém Consegue Escapar Das Próprias Mentiras - Harlan Coben

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.
Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296936
Ano: 2010
Páginas: 272
Ninguém pode escapar das próprias mentiras.

Wendy Tynes é uma repórter de televisão famosa por desmascarar pedófilos em um programa chamado Flagrante (Caught). Em seu caso mais recente está Dan Mercer, assistente social que é acusado diante das câmeras. Apesar de ser inocentado no tribunal por falta de provas, ele é assassinado dias depois na frente de Wendy.
Haley McWaid é uma aluna exemplar e modelo de filha. Por isso, sua família se espanta quando a adolescente de 17 anos some sem deixar rastros. Agonizantes meses se passam até que as noticias sobre seu desaparecimento sejam atualizadas.
Cilada_03
Até hoje, esse é meu livro favorito do Harlan Coben. Ele escreve de modo sensacional, é fato, mas não consegui largar esse volume enquanto não cheguei à última página. Terminei a leitura em menos de uma manhã, meu recorde.
A trama, os personagens, o sarcasmo da Wendy – que, em uma junção dos dois casos citados acima, se torna a personagem principal – e os diálogos magistralmente escritos fizeram com que o livro ficasse na minha cabeceira durante semanas. Um personagem em especial virá a ser citado em outros livros do autor (além de Terese Collins, mencionada nas últimas linhas deste).

É Win, ou Windsor Horne Lockwood III, o milionário mulherengo amigo do célebre personagem Myron Bolitar e meu personagem favorito de todos os tempos, que é protagonista de uma série de livros do autor. Na história, ele aparece como um ex-caso de Wendy que a ajuda com algumas pesquisas sobre um amigo de Dan. São muitas histórias e personagens que se intercalam para formar o laço principal. Falar de todos ocuparia pelo menos duas páginas, por isso aí vai minha recomendação: leia. Se você gosta de um bom suspense com idas e vindas e ótimos personagens, leia. Se você procura um livro de qualidade escrito por um premiadíssimo autor, leia. E depois me conte o que achou.
Cilada_05
                 Harlan Coben: autor de Confie em mim, Não conte a ninguém, Desaparecido para sempre e Jogada Mortal, entre outros. Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 40 idiomas. Na França, é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Nasceu em Newark, Nova Jersey. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa, que é pediatra.



Laís Maria da Cruz
Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swan, As Crônicas de Nárnia, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

8 comentários :

  1. Oi Laís!
    Li apenas dois livros do Coben e mesmo tendo gostado de ambos não virei fã do autor como muitos leitores são. Porém, tenho muita curiosidade de ler Cilada. Pela sinopse me parece uma de suas tramas mais interessantes (e se esse se tornou o seu favorito do autor, creio que deva ser muito interessante mesmo).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Não li nenhum livro do Harlan, mas não é por interesse, é porque eu não tenho dinheiro mesmo kkkkkkk. Eu não tenho o que falar do autor, já que ainda não li e ele é muito bem criticado.
    O que me deu mais vontade de ler esse livro foi quando li a seguinte frase:
    "Se você gosta de um bom suspense com idas e vindas e ótimos personagens, leia." ÓTIMOS PERSONAGENS! Eu sempre falo isso! Se uma história tem ótimos personagens, então eu estarei dentro! Não consigo gostar de uma história que tenha personagens ruins, sem estrutura, sabe?
    Então, procurarei sobre esse livro.
    Sem contar que depois que li "É Melhor Não Saber" da Chevy Stevens (que foi meu primeiro suspense), eu ameeeeeeeeeei! <3
    Adorei a resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. tenho uns 3 ou 4 livros do Harlan, que comprei só por causa da Helana! ela sempre elogiava bastante o autor, e como é um gênero que eu gosto, comprei vários de uma vez só... mas desde quando eu comprei (quase um ano atrás hahaha) este foi o único que eu li ;$
    a história é ótima mesmo! o autor escreve muuuuuuito bem! não sei porque até hoje não li os outros ainda --'
    fiquei com vontade de ler a resenha de novo agora *-* :P

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler algo do Harlan, mas me falta dinheiro e estou querendo diversificar um pouco as minhas leituras, ficar na mesmice as vezes cansa, então esse suspense já está na minha listinha de que vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu ainda não li nada deste autor, e tenho vários de seus titulo na minha lista de desejados.Já tinha lido a sinopse deste livro, mas depois da sua resenha eu simplesmente preciso dele.

    ResponderExcluir
  6. Livros misteriosos sempre me chamaram muito a atenção, ainda mais quando se tratam do autor Harlan Coben. Gostei muito do enredo deste livro, e acredito que vale muito a pena lê-lo, até porque, é um dos seus preferidos do autor :)

    ResponderExcluir
  7. Depois destas recomendações como não querer este livro?
    A resenha foi tão positiva que eu quero conhecer a obra desse autor a-g-o-r-a. Sempre tipo curiosidade em ler algo do gênero policial, mas todas as minhas visitas as livrarias me levam para as distopias ou sagas fantásticas, então nunca adquiri nada do Harlan. Mas agora vontade não falta! Gostei bastante da aura de mistério e da sinopse que me deixou super curiosa com a frase "nada é o que parece" e ao abordar o mistério tão bem nas poucas linhas.

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que olho esse livro em uma promoção no sub coço a mão para comprar..mais sempre desisto rsrs . Não li nada do Harlan até hoje..sua resenha me deixou curiosa por esse livro..acho que darei uma oportunidade ao mesmo.

    ResponderExcluir